Teste de usabilidade: o que é, importância + como fazer?

Quando um participante inicia o teste, toda a equipe de produto pode assistir esse teste em uma sala de observação virtual. Além disso, com o Lookback, você pode criar vídeos de destaque, compartilhar Curso de teste de software: Saiba como escolher seu próximo guia na carreira anotações e conversar com colegas. Parte da plataforma Hotjar, nossa ferramenta de gravações de sessão permite que você faça um “replay” das jornadas dos usuários que visitaram seu site.

testes de usabilidade

Tipos de cartas, estudos de campo e rastreamento ocular não são os únicos testes de usabilidade no jogo. Como nos testes anteriores, o rastreamento ocular pode ser feito pessoalmente com equipamentos especializados ou remotamente com uma câmera web. De longe o teste de usabilidade mais fácil e rápido, um tipo de cartão é um teste instrumental para a arquitetura do site.

Teste de usabilidade: passo a passo de como fazer

O Usability.gov foi criado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA como um recurso para práticas recomendadas de UX e diretrizes de sites. O site tem uma enorme biblioteca de modelos e recursos, incluindo formulários de consentimento, modelos de relatórios e exemplos de e-mails. Nosso último pilar é a satisfação dos usuários, pois é muito importante avaliar se eles estão contentes com as funcionalidades ofertadas e o design apresentado. É importante, também, ter um espaço separado para os sentimentos descritos pelo usuário para cada tela ou função que ele tentou realizar.

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – tjba.jus.br

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Posted: Mon, 06 Nov 2023 08:00:00 GMT [source]

Não caia na tentação de pedir a opinião do seu amigo, do familiar ou até mesmo a sua. Com certeza esses pontos de vista estarão comprometidos e não trarão os insights necessários. É fundamental buscar (e encontrar!) soluções que não só aumentem sua carteira de clientes, mas, que acima de tudo, retenha seu consumidor. Entender o que cada ação poderá influenciar no progresso da pessoa com o seu curso e se é possível melhorar essa experiência. Nesse caso, o uso será mais espontâneo e mais próximo à realidade do dia a dia.

Escolha o tipo de teste de usabilidade

Abaixo, vamos abordar três tipos comuns de testes de usabilidade e para que servem, bem como algumas menções honrosas. Quando terminado, você tem uma imagem teórica do caminho que um usuário toma para completar um objetivo. Em seguida, você pode usar sua análise de tarefas para definir métricas de eficácia e eficiência da linha de base.

  • Após a realização dos testes, o profissional de UX consegue realizar ajustes e tomar decisões mais assertivas para tornar a experiência do usuário com o aplicativo muito melhor.
  • Atualmente, as ferramentas digitais ajudam a administrar os testes, sem que as preferências pessoais da equipe influenciem os resultados.
  • Após sua realização, é realizada uma análise de usabilidade e das principais dificuldades.
  • É possível implementar diferentes tipos de testes de usabilidade, dependendo do orçamento e da capacidade da sua equipe.

Estes insights nada mais são do que as soluções que serão implementadas na proposta de melhoria de usabilidade do site. Como fui autorizada a gravar todos os testes, depois eu poderia assistir com mais calma e fazer as minhas anotações. Durante o teste, você pode fazer anotações, https://saojoaquimonline.com.br/variedades/2023/11/22/curso-de-teste-de-software-saiba-como-escolher-seu-proximo-guia-na-carreira/ porém optei por não fazer e focar a minha atenção somente em observar o que o participante estava fazendo e comentando. Deixe claro para o participante que não tem problema que ele tenha dúvidas, que não entenda alguma coisa ou que não consiga realizar alguma (s) tarefa (s).

COMPARTE ESTE ARTÍCULO